Mural

Cultura Maker

O objetivo da Cultura Maker é criar um ambiente lúdico para que ideias de qualquer natureza se transformem em objetos que se movam, construindo protótipos, compartilhando conhecimento e democratizando o acesso às tecnologias. Para isso, contamos com uma grande bagagem de projetos Maker e de ferramentas manuais e digitais para criar desde um teatro com fantoches até a criação de um sistema que seja capaz de gerar energia suficiente para acender LEDs, mesclando noções de programação, robótica, ferramentas manuais e interações no mundo real.

Grupos 4 e 5 – Objetivos específicos

  • Conhecer e experimentar máquinas e ferramentas.
  • Criar personagem compondo peças com feltro, aprender a usar o grampeador.
  • Ensaiar uma peça com instruções prévias.
  • Montar um carimbo a laser e usá-lo e criar cenários para peça do projeto final.
  • Conhecer o processo da cortadora a laser para fabricar letras em madeira.
  • Utilizar as letras produzidas para participar de uma dinâmica de criatividade e improviso, inventando continuações de uma história a partir da inicial da letra que estiver segurando.
  • Aprender o que são silhuetas e criar seus personagens.
  • Ensaiar histórias e apresentar.
  • Criação do modelo utilizado como cenário onde as peças serão apresentadas.

Grupos 4 e 5 – Objetivos específicos

  • Conhecer e experimentar máquinas e ferramentas.
  • Criar personagem compondo peças com feltro, aprender a usar o grampeador.
  • Ensaiar uma peça com instruções prévias.
  • Montar um carimbo a laser e usá-lo e criar cenários para peça do projeto final.
  • Conhecer o processo da cortadora a laser para fabricar letras em madeira.
  • Utilizar as letras produzidas para participar de uma dinâmica de criatividade e improviso, inventando continuações de uma história a partir da inicial da letra que estiver segurando.
  • Aprender o que são silhuetas e criar seus personagens.
  • Ensaiar histórias e apresentar.
  • Criação do modelo utilizado como cenário onde as peças serão apresentadas.

3o, 4o e 5o anos – Objetivos específicos

  • Compreender sobre transportes e propulsão de maneira ampla.
  • Construir um sistema de propulsão com mecanismo de arco e flecha.
  • Construir o lançador de foguetes com tubo de PVC, fazer testes de lançamento e cronometrar o tempo de permanência do protótipo no ar, discutir hipóteses sobre as variáveis que influenciam no desempenho.
  • Criar um foguete com matérias simples.
  • Conhecer a propulsão elástica através da construção de um chassi de carrinho e conhecer o mecanismo de tração e uso de eixos parra as rodas.
  • Transferir o modelo de propulsão com elástico para uma outra modalidade de transporte, a aquático.
  • Construir veículos para tráfego em escala reduzida para transportar bonecos e brinquedos.
  • Pesquisar, aprender e observar detalhes construtivos e iniciar a criação de um transporte de alma modalidade: coletivo, tração humana, skate, bike, etc.
  • Colocar os modelos para funcionar, observando os problemas que acontecerão durante as brincadeiras para conversa sobre a necessidade de organizar o trânsito.

6o, 7o e 8o anos – Objetivos específicos 

  • Entender sobre as fontes, os tipos de energia e seu uso cotidiano (energia cinética, solar, magnética, hidráulica, eólica, nuclear, elástica, etc.).
  • Construir um eletroímã e fazer testes com clipes e pregos.
  • Discutir sobre os eletroímãs e aprofundar os conceitos sobre circuitos elétricos, montar circuitos com LEDs e resistores.
  • Entender o conceito de interruptor e criar um alarme com buzzer para ser acionado em algum contexto de privacidade e segurança.
  • Construir um sistema que seja capaz de gerar energia para acender LEDs.
  • Pesquisar modelos, viabilizar os testes, calcular aproximadamente os resultados com uma campanha de conscientização de uso de energia.
  • Aprender a usar o ferro de solda, criar cronograma de trabalho com divisão de tarefas e estimar o custo de materiais para o experimento.
  • Construir experimento e fazer testes.
  • Apresentar e discutir sobre percepções e aprendizados envolvidos no processo.

Rua Praia de Piatã, 540 – Vilas do Atlântico – CEP: 42700-000 – Lauro de Freitas/BA
CENTRAL DE ATENDIMENTO: (71) 2105-0002 | E-mail: mendelvilas@terra.com.br


COLÉGIO MENDEL VILAS © 2012 - 2018. Todos os direitos reservados.