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Educação Infantil ao Ensino Médio | Vilas do Atlântico: Mais acolhimento, Grandes Resultados

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Aviso – Processo Avaliativo/ Ens. Fundamental I

A avaliação do processo educativo é um recurso que instrumentaliza o docente quanto ao processo de ensino e aprendizagem, retroalimentando as ações pedagógicas, bem como oportuniza ao estudante comunicar suas aprendizagens e autoavaliar o seu processo.

Nesse momento de Ensino Remoto, as adaptações às novas formas de aprender a aprender vem se consolidando e as avaliações processuais dialogam com o desenvolvimento das propostas, registrando os avanços de cada estudante. 

Com o avançar das atividades do Ensino Remoto, torna-se necessário ressignificar o conhecimento dentro do processo online vivido pelos estudantes. Em tempo, ao retornarmos às atividades presenciais, ainda serão necessárias ações para garantir as habilidades e competências trabalhadas durante as atividades do Ensino Remoto. 

Retomada processual – ressignificando o conhecimento

Para compor o I trimestre do Ensino Fundamental I, as avaliações processuais (em formatos diversos como Google Forms, trabalhos, atividades, etc) tiveram um parâmetro de análise guiada por expectativas de aprendizagem X percentil de assertividade, dando condições qualiquantitativas de análise, respeitando a adaptação dos estudantes ao novo momento. As aferências dos registros tiveram o formato de Relatório Individual, enviado para cada estudante, através do seu e-mail institucional.

Para melhor percepção da comunicação do estudante sobre suas aprendizagens aliada a sensibilidade de que o momento inicial foi de adaptação aos recursos, os estudantes que obtiveram o alcance de até 60% dos Google Forms (formulários digitais), terão um momento de reaplicação mediada pelo professor regente e agendado previamente. 

Também, será aplicado o procedimento de retomada com todos os estudantes. Essa atividade de retomada será um Google Forms multidisciplinar, com valor máximo de 2,0 pontos. Para finalizar a nota do I trimestre, haverá a composição dos percentis apurados, transformados em nota somado a nota atingida na atividade de retomada. O acréscimo da nota da retomada seguirá o critério de somar até 2,0 pontos para médias alcançadas até 6,0 (60%) e até 1,0 ponto para as médias de 6,1 a 9,9 (61% a 99%), alcançando o máximo de 10 pontos. A atividade de retomada terá data divulgada previamente. 

Processo Avaliativo – II trimestre 2020

Para o II trimestre, as avaliações processuais do Ensino Fundamental I mantêm o parâmetro guiado pelas expectativas de aprendizagem, somado a nota de cada avaliação. As avaliações processuais terão o formato de Google Forms, atividades guiadas, questionário ”gameficado”, trabalhos diversificados e serão identificadas como “Atividade Pontuada”, como acontece no momento presencial. As avaliações terão a seguinte distribuição:

  1. Trabalhos inter/multidisciplinares / Atividades guiadas/ Questionário ”gameficado” (Quizizz ou Kahoot): valor total 6,0 pontos.
  2. Google Forms: valor 4,0 pontos.

Os Forms serão aplicados no momento da  aula, com a supervisão do professor regente e terá sua data divulgada previamente. Bem como os trabalhos processuais também terão suas datas e prazos devidamente divulgados. 

 

As crianças serão acompanhadas durante o processo pela equipe pedagógica e a comunicação entre escola X família será, mais do que nunca, uma ponte para alicerçar essas construções.

Atenciosamente,

Colégio Mendel Vilas.